Evento marca um passo importante na integração entre academia e governo para efetivação dos trabalhos de pesquisa
Pesquisadores do ICMS-Social apoiados pela Fapitec e integrantes da comissão do programa avançaram em alinhamentos sobre a análise dos índices educacionais e o monitoramento dos municípios durante o I Workshop do Grupo de Pesquisa em Educação Pública do ICMS-Social. O encontro ocorreu no dia 27 de novembro, das 14h às 17h, na Universidade Tiradentes (Unit).

O evento reuniu membros da Comissão Especial do ICMS-Social, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e pesquisadores convidados. Ao longo da tarde, o grupo de pesquisa apresentou seus primeiros achados, incluindo uma metodologia inovadora para identificar municípios comparáveis em termos dos resultados educacionais, instrumento que deverá orientar a seleção daqueles que serão acompanhados mais de perto pelo projeto.
A atividade também permitiu ao grupo de pesquisa esclarecer dúvidas diretamente com integrantes da comissão e técnicos da SEED, contribuindo para aprimorar a condução da pesquisa.

O encontro foi fundamental para a discussão de questões de educação pública de maneira ampla, especialmente no que se refere aos indicadores educacionais. O estreitamento da relação entre o grupo de pesquisa e os técnicos do governo é essencial para a efetividade do trabalho. Este deve ser o primeiro de vários workshops em que serão debatidos tanto os achados da pesquisa quanto temas mais amplos relacionados ao ICMS-Social. Além disso, o processo conjunto nos permitirá calibrar e qualificar continuamente a investigação.



Por Guilherme Uberti (Seplan)