Estudos publicados por especialistas externos

Esta seção divulga estudos relacionados aos indicadores do ICMS-Social publicados por pesquisadores que não compõem a comissão especial do programa, mas que tiveram alguma relação com ela.

Alguns dos especialistas trazidos tiveram importante participação na implementação do programa, com outros a comissão teve reuniões para debate sobre pontos importantes.

A iniciativa de publicar (ou republicar) seus textos no portal do programa insere-se na busca por formar uma rede de pesquisadores que tratem do ICMS-Social, com o objetivo de fortalecer a capacidade de análise dos efeitos do programa.

A seguir, as publicações, organizadas por especialistas:

1. Prof. Claudio Macedo: teve importante papel na implementação do programa ICMS-Social em Sergipe, especialmente na elaboração dos indicadores que compõem o Índice de Qualidade Municipal da Educação (IQE).

2. Josué Modesto dos Passos Subrinho: foi secretário de Estado da Educação em Sergipe durante o período de criação do ICMS-Social, para o qual foi essencial na formulação e implementação.

3. Centro de Estudos da Metrópole (CEM)/Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela profa. Úrsula Peres: o núcleo publicou estudo em veículo de abrangência nacional acerca de como cada estado trata o ICMS-Educacional. A partir de então, foi realizada reunião entre comissão e representantes do CEM/USP para esclarecimentos e estreitamento do diálogo. Cabe salientar que a profa. Úrsula apresentou tal panorama em evento do Ministério da Educação (MEC).

4. Nexo Políticas Públicas: plataforma acadêmico-jornalística do Nexo Jornal, com acesso livre, que traz a produção de alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do mundo referente a políticas públicas nacionais, em linguagem simples.

Trata-se de uma ferramenta que pode servir como fonte de inspiração a grupos de pesquisa que buscam analisar o ICMS-Social, sobretudo em termos de recortes na análise e de publicação dos achados à sociedade.

Divulgamos aqui em especial as seções destinadas à educação, saúde, economia da saúde e primeira infância.

A relação do Nexo Jornal com o ICMS-Social foi que, em diálogo com pesquisadores que publicaram informação relativa a Sergipe na plataforma, atualizamos as informações nela veiculadas.

5. Ministério da Educação (MEC): o MEC tem acompanhado a implementação do ICMS Educacional nos estados e a comissão especial do ICMS-Social realizou a apresentação do caso sergipano em evento de abrangência nacional, organizado pelo ministério e disponibilizado no youtube da instituição.

Última atualização: 25 de dezembro de 2024 17:21.