Comissão do ICMS-Social realiza balanço de 2025

Neste final de 2025, a Comissão do ICMS-Social sistematiza as principais entregas realizadas no programa e indica principais desafios para 2026.

O Programa ICMS-Social, criado pela Lei Estadual nº 8.628/2019, promove a distribuição de parcela dos recursos arrecadados com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios, de acordo com o desempenho nas áreas de educação e saúde, reforçando a cultura de resultados na Administração Pública.

O modelo de repasse passou a ser implementado de forma gradual a partir de 2024. Até então, a distribuição dos recursos ocorria de maneira igualitária entre os municípios. 

Em 2025, a comissão do ICMS-Social, coordenada por Seplan e Segov, apurou e divulgou os índices que balizarão a distribuição dos recursos aos municípios durante o ano de 2026, quando serão atingidos, pela primeira vez, os percentuais máximos estabelecidos em lei: 18% vinculados aos resultados em educação, 3% à saúde e 4% mantidos sob critério igualitário. A estimativa é de que cerca de R$ 400 milhões sejam repassados aos municípios por meio desse mecanismo.

Outra frente de trabalho da comissão diz respeito à efetivação do regime de colaboração entre Estado e municípios, que tem o objetivo de aprimorar os resultados sociais em todo o estado. Para tanto, em 2025, foram realizadas diversas iniciativas, com enfoque no esclarecimento dos representantes municipais sobre o funcionamento do ICMS-Social, as quais serão detalhadas a seguir:

I Seminário do ICMS-Social

Realizado em março, o evento viabilizou a reavaliação dos índices do ICMS-Social, em conformidade com o preceito legal e por meio de um processo participativo. Constituiu, ainda, a primeira ocasião de apresentação oficial do programa aos gestores e técnicos municipais das áreas de educação, saúde e finanças, no início do primeiro ano das gestões municipais.

Na ocasião, os principais aspectos do ICMS-Social foram submetidos a debate público com a participação de especialistas e técnicos municipais. Todo o material produzido no âmbito do evento encontra-se disponível no portal do ICMS-Social.

Mesa de Abertura do I Seminário do ICMS-Social
Representantes municipais no seminário

ICMS-Social na Estrada – 5 paradas

Um dos desdobramentos do seminário realizado em março foi o engajamento dos representantes municipais em relação à importância do ICMS-Social, o que resultou em convites à comissão para a realização de apresentações do programa nos municípios. A partir desse movimento, foi instituída a iniciativa ICMS-Social na Estrada, voltada à promoção de esclarecimentos e ao fomento de debates qualificados sobre o programa.

No âmbito da iniciativa, a comissão realizou visitas a cinco municípios: Moita Bonita, Boquim, Ribeirópolis, São Domingos e Feira Nova.

O objetivo central das ações foi esclarecer aspectos do programa e seus impactos na realidade municipal, bem como incentivar o compartilhamento de experiências, com destaque para a disseminação de boas práticas.

Em alguns municípios, foram promovidas oficinas voltadas ao debate de problemas locais e à identificação de possíveis soluções. Como resultado, foram elaborados, de forma coletiva, esboços de planos de ação municipais, com vistas à melhoria dos indicadores sociais previstos no ICMS-Social.

ICMS-Social na Estrada – Edição Boquim
ICMS-Social na Estrada – Edição Feira Nova

Participação em eventos para esclarecimentos sobre o programa

Outro papel relevante desempenhado pela comissão consiste no esclarecimento de aspectos do programa em eventos organizados por secretarias com relação direta com a iniciativa, como as de Educação, Saúde e Finanças. Nesse contexto, a comissão contribuiu em dois eventos realizados em âmbito governamental e em um evento de abrangência nacional – o I Seminário Nacional do ICMS-Educacional, realizado em Brasília.

No evento nacional, foram debatidos temas emergentes com especialistas, além de ter sido promovida a participação da secretária de Educação do município de Itabaianinha, convidada em razão do município apresentar os melhores indicadores educacionais do estado. Na ocasião, a gestora compartilhou boas práticas implementadas no âmbito municipal.

Representante da Educação de Itabaianinha em evento do MEC

Parceria com grupos de pesquisa para melhoria dos índices sociais

Em 2025, em parceria com a Fapitec, a comissão do ICMS-Social celebrou acordo com grupos de pesquisa para a realização de atividades de monitoramento e avaliação do programa. A parceria envolve recursos superiores a R$ 540 mil e assegura o apoio técnico de especialistas nas áreas de educação, saúde e orçamento e finanças públicas, vinculados, respectivamente, à Unit, à UFS e ao Sergipetec.

Ao longo do ano, foram realizadas as primeiras reuniões de alinhamento, bem como foi oportunizada a participação de parte dos pesquisadores em seminário educacional de abrangência nacional.

Reunião com Grupos de Pesquisa

Novos desafios para 2026

A comissão terá duas entregas estratégicas ao longo de 2026. A primeira consiste no aprofundamento da parceria com os municípios, por meio da ampliação da iniciativa ICMS-Social na Estrada, que passará a percorrer todos os territórios sergipanos e contará com o apoio dos grupos de pesquisa. A ação tem como objetivo subsidiar a formulação de alternativas voltadas à melhoria dos índices sociais nos municípios.

A segunda entrega estratégica será a incorporação do índice de preservação ambiental aos critérios de repasse de recursos aos municípios, a ser implementada no âmbito da competência do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Última atualização: 15 de maio de 2026 22:12